fbpx
Redes Sociais

Por que o seu negócio deve ter pelo menos uma rede social ativa?

By 20 de maio de 2020 No Comments

Pessoa segurando smartphone com redes sociais ao fundo

 

POR QUE O SEU NEGÓCIO DEVE TER AO MENOS UMA REDE SOCIAL ATIVA?

Podemos responder a pergunta do título deste artigo com uma simples palavra: visibilidade. Mas além disso, vamos ensinar algumas formas práticas para o seu negócio ganhar mais visibilidade com as redes sociais.

Segundo os dados levantados por pesquisa realizada em 2019 pela empresa GlobalWebIndex, com sede em Londres, o Brasil é o segundo país em que seus habitantes mais passam tempo nas redes sociais. Em dados regionais, a América Latina é a região que mais consome redes sociais no mundo com uma média diária de 212 minutos. Enquanto a América do Norte é a região que menos consome, com uma média de 116 minutos.

 

 

Agora falando de dados nacionais, o Brasil com um tempo médio de 225 minutos, perde apenas para as Filipinas com 241 minutos. Outra informação interessante sobre o Brasil, é saber que o país já ultrapassou os 70% da sua população com acesso à internet. E, este número vêm subindo ano após ano.

 

Gráfico com rankink de países que mais utilizam as redes sociais por minuto

Com todas essas informações, principalmente sobre o Brasil, podemos chegar à conclusão que existem cada vez mais pessoas acessando a internet e consumindo redes sociais. Isso gera um alerta para a área da publicidade no país: a forma tradicional de fazer publicidade está perdendo força.

Uma nova pesquisa publicada pelo IBGE em 2020 revela que que mais de 79% dos brasileiros com 10 anos ou mais possui um aparelho celular. Do total deste percentual, mais de 82% das pessoas estão nas áreas urbanas e pouco mais de 57% estão nas áreas rurais. Sabendo que as pessoas passam cada vez mais tempo na internet e que quase 80% da população já tem um aparelho celular, isso indica que as pessoas estão cada vez mais consumindo seus conteúdos através destes aparelhos.

Basta você andar em um transporte público para facilmente perceber que as pessoas estão, em sua maioria, de cabeças baixas com suas atenções voltadas aos seus aparelhos. Poucas são pessoas que hoje em dia prestam atenção em um outdoor na beira da estrada por exemplo, e isso fez com que o Marketing Digital ganhasse força nos últimos anos.

Panfletos e anúncios em outdoors têm perdido espaço para anúncios patrocinados em redes sociais e demais canais. Mas não necessariamente você precisa pagar para fazer publicidade digital, existem algumas técnicas orgânicas (sem custos) para você gerar visibilidade ao seu negócio.

 

Smartphone em cima de uma mesa com recortes do ícone de coração em cima

O PODER DAS REDES SOCIAIS

Já que as pessoas estão aderindo às redes sociais o seu negócio também precisa estar presente. Afinal, estas pessoas representam seus atuais e futuros clientes e se o seu negócio não estiver presente neste ambiente o seu concorrente estará.

Se você utiliza alguma rede social já deve ter passado pela seguinte situação: você está precisando de novos pneus para seu carro e fez algumas pesquisas na internet para entender sobre modelos e valores. Nos próximos dias, ao navegar por sua rede social, começou a receber vários anúncios de pneus para carro em seu feed. Esta situação é o marketing digital sendo aplicado na prática. Basta uma empresa que vende pneus para carro fazer um anúncio patrocinado para que este anúncio apareça para as pessoas interessados neste conteúdo.

Esta é uma das principais diferenças da publicidade tradicional para a digital: público segmentado. Uma vez que você coloque um outdoor na margem de uma movimentada avenida, você terá apenas uma estimativa de quantas pessoas circulam pela região a cada dia. Mas quantas destas pessoas realmente são seu público-alvo? Quantos realmente estão interessadas neste assunto? Ou melhor, quantas pessoas se quer visualizaram o seu outdoor? Todas estas perguntas não possuem respostas exatas, diferente da forma digital de fazer publicidade.

Podemos dizer que fazer publicidade digital é mais barato que a forma tradicional. Mas, preferimos dizer que o seu investimento é melhor aproveitado na forma digital. Se o seu anúncio será segmentado ele aparecerá apenas para as pessoas que você julga ser seu público-alvo. Pessoas que tenham se interessado por este assunto num passado recente.

 

Mosaico de letras formando a palavra LIKE

AUMENTAR A VISIBILIDADE DE FORMA ORGÂNICA

É claro que quando você faz um anúncio patrocinado você consegue aumentar a visibilidade mais rapidamente. Afinal, você está pagando por isso. Mas esta não é a única forma de aumentar a visibilidade do seu negócio.

Quando você faz uma publicação em uma rede social, existe a estimativa de que este post chegue à apenas 5% dos seus seguidores. Isto é, se sua rede social tem 500 seguidores, apenas 25 deles verão seus posts (estimado). Esta taxa é muito baixa, portanto existe aí pelo menos duas formas de aumentar a visibilidade: conseguir mais seguidores e levar o post a pessoas que não seguem você.

Conseguir mais seguidores não é uma tarefa muito difícil, porém trabalhosa. As plataformas de rede social utilizam de inteligência artificial através de algoritmos. Sendo assim, fique longe de sites que vendem seguidores e jamais peça para amigos e familiares curtirem suas postagens e seguirem o seu perfil. Aqueles 5% dos seguidores que tendem a ver seus posts são as pessoas em que o algoritmo melhor combinou com o seu conteúdo. Então, quando você pede para as pessoas que não tem nada a ver com o seu público-alvo curtirem suas postagens, estará apenas confundindo o algoritmo.

Portanto, se você quer mais seguidores preste atenção nesta dica: comece a seguir pessoas que seguem páginas de conteúdo semelhantes à sua. Se estas pessoas te seguirem de volta é porque existe uma grande chance de que se interessam pelo seu negócio.

Já para levar seus posts a pessoas que não seguem você é um pouco menos trabalhoso. Uma dica eficaz é utilizar das hashtags em suas publicações. Você já deve ter reparado em posts que ao final da descrição utilizam palavras seguidas de hashtags como: #publicidade #marketing…. Estas hashtags fazem com que seu post seja mostrado às pessoas que seguem estes termos. Independente se estas pessoas seguem ou não o seu perfil. Mas procure usar palavras-chave relevante ao assunto da sua publicação e ao perfil do seu negócio. Caso contrário, será pouco eficaz.

 

INVISTA, ALÉM DE DINHEIRO, SEU TEMPO

Além de recursos para campanhas de anúncios patrocinados, invista também seu tempo. Procure fazer publicações relevantes, esteja atento aos assuntos virais como memes e ache uma forma de aplica-los no seu perfil. Responda os comentários, mensagens privadas, mande mensagem de boas vindas… seja receptivo(a) e atencioso(a).

Pesquise perfis de concorrentes e perceba o que estão fazendo, não fique para trás. Promoções são ótimas maneiras de engajar o público com o seu perfil, fazer sorteios é uma ótima estratégia. Alguns perfis colocam regras de participação no sorteio como marcar dois amigos nos comentários e seguir o perfil.

Gostou das nossas dicas? Venha conhecer e fazer parte do nosso espaço.

 

Banner contato rexco

Leave a Reply

Ganhe um dia gratuito no Rexco!

Preencha abaixo:
""
1
Nome
Telefone
Data de preferência
Previous
Next