fbpx
Dicas

Workshop

By 19 de julho de 2019 No Comments

WORKSHOP: Descubra o que é e como isto pode agregar em seus resultados

 

Você já deve ter reparado que palavras como workshop, imersão, treinamento e demais palavras semelhantes estão em alta por aí. Mas afinal, como você deve usar estes eventos para agregar no seu negócio?

PRIMEIRAMENTE, O QUE SÃO ESTES EVENTOS?

Bom, estes eventos são na verdade a reunião de pessoas interessadas em um assunto em comum. Com a alta do Marketing Digital por exemplo, é comum você encontrar workshops ou imersões que visam atingir empreendedores levando e aprofundando os conceitos e técnicas do assunto.

MAS, ESTES EVENTOS NÃO PODEM SER CHAMADOS DE CURSOS?

Não, existem algumas diferenças entre estes workshops e cursos, uma delas é o tempo de duração. Enquanto os cursos possuem uma duração muito maior (podem levar meses ou até anos), os workshops podem levar períodos ou até mesmo um dia inteiro, isto é, mais curto e objetivo em determinados assuntos.

Outra diferença bem significativa, é o fato de que um workshop é bastante focado em troca de experiências entre seus participantes, fazendo com que os mesmos participem, na prática, do evento.

QUAIS OS TEMAS MAIS COMUNS PARA WORKSHOPS?

Atualmente, os temas mais comuns para abordagens em workshops e eventos similares são:

– Culinária

– Fotografia

– Marketing Digital

– Design

– Motivacional

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE ORGANIZAR UM WORKSHOP?

Nem sempre o faturamento com ingressos é o principal benefício, até existem diversos workshops em que a participação de seus integrantes é gratuita. Talvez você precise tratar esta modalidade de evento como um investimento para o seu negócio. Uma vez que o tema a ser abordado seja algo que a sua empresa ofereça e o seu objetivo seja a conversão destes participantes em vendas ativas.

Além da possibilidade de converter os participantes em clientes, é uma excelente oportunidade para divulgar e impulsionar a sua marca no mercado.

COMO FAÇO PARA ORGANIZAR UM WORKSHOP?

Primeiramente você deve escolher um tema que você, ou quem irá ministrar o workshop, tenha total domínio. Além disto, é preciso também conhecer qual será o seu público alvo. Assim, você definirá por exemplo qual linguagem irá utilizar durante a apresentação.

Como você leu anteriormente, nem sempre o sucesso do evento está na quantidade de valor arrecado com ingressos, portanto é necessário definir se o evento será gratuito ou pago. Caso seja pago, faça uma pesquisa para saber qual o posicionamento das outras empresas que estão oferecendo estes eventos.

Escolha um local, data e horário para o evento, dê preferência para um local bacana e de fácil acesso, que cause surpresa nos participantes, e que seja memorável. Talvez você consiga parcerias com coworking por exemplo, assim você consegue reduzir custos e oferecer uma estrutura completa para os seus participantes.

Convide pessoas importantes para participarem, mesmo que você precise dar algumas cortesias ou até mesmo investir com algum valor. Mas em muitos casos são estes convidados que acabam trazendo outros participantes e impulsionando o seu evento.

Não economize na cordialidade, lembre-se que seu evento deve ser memorável. Não só no conteúdo e no local escolhido, mas todo o tratamento para com as pessoas deve ser ímpar. Seja antes do evento (durante o marketing, redes sociais, mailing, etc), no dia do evento (com coffee break, brindes, etc), e depois do evento (mailing de agradecimento).

COMO FAÇO PARA DIVULGAR O WORKSHOP?

Seja criativo, desfrute das redes sociais para criar grupos, eventos e publicações que falem sobre o que vai acontecer. Tente traçar algumas dores deste público alvo que o conhecimento abordado no workshop irá resolver. Os vídeos estão em alta, use desta estratégia para gerar conteúdo para canal de YouTube, Stories de Instagram, Feeds, etc.

 

FAÇA O SEU WORKSHOP AQUI NO REX.CO

Com ambiente aconchegante, salas climatizadas que comportam um grande número de pessoas, localizado bem no centro de Blumenau o REX.CO oferece um alto padrão para o seu evento ser memorável. Faça sua cotação:

 

Leave a Reply