fbpx
Dicas

Canvas

By 7 de outubro de 2019 No Comments

Banner artigo Canvas

 

Conheça uma ferramenta que grandes empresas utilizam: o Canvas

 

Já ouviu falar no CANVAS? Mesmo que já seja um conhecido seu, muito provavelmente irá aprender ou relembrar algo neste artigo.

O CANVAS é uma metodologia criada em 2000 pelo suíço Alex Osterwalder, que escreveu sua Tese de Doutorado HEC Lausanne o Business Model Generation, ou simplesmente, o CANVAS. Esta metodologia é utilizada por grandes empresas como a própria Apple, que o utilizou no seu planejamento de negócios.

Planejar um modelo de negócio não é tarefa fácil. São tantas coisas a serem pensadas que podemos facilmente nos perder e acabar se frustrando com alguns resultados. Sendo assim, o CANVAS apareceu como uma ferramenta dinâmica em formato de um quadro. Este formato, permite analisar o modelo de negócios que você está criando ou adaptando.

Neste quadro, o objetivo é que você pense e descreva ao mesmo tempo sobre o seu próprio modelo de negócios ou até mesmo de concorrentes. E assim, com este modelo visual, você consiga envolver novas ideais e sugestões de mudanças.

 

 

PARA CRIAR UM CANVAS

No seu processo de criação, existem nove blocos a serem considerados e preenchidos com informações correspondentes ao seu negócio. São eles:

– Proposta de Valor: qual o serviço/produto que a sua empresa oferece aos seus clientes que realmente será considerado um valor para eles?

– Segmentação de Clientes: qual é o público alvo dos seus serviços/produtos?

– Canais: quais as opções de canais que sua empresa disponibiliza para que o seu cliente consiga adquirir o seu produto/serviço?

– Relacionamento com Clientes: como a sua empresa se relaciona com os seus clientes?

– Atividade-Chave: o que sua empresa precisa fazer para entregar a sua proposta de valor?

– Recursos Principais: quais os recursos principais necessários para que sua empresa pratique as atividades-chave?

– Parcerias Principais: quais atividades-chave sua empresa pode terceirizar de modo que não perca o foco e a qualidade do seu negócio?

– Fontes de Receita: quais as formas de se obter receita com a sua proposta de valor?

– Estrutura de Custos: quais os custos para manter o pleno funcionamento da sua empresa?

 

 

FAÇA AGORA O CANVAS DO SEU NEGÓCIO

Que tal mapear a sua empresa e colocar novas ideias no seu CANVAS? Uma dica que podemos dar é a utilização de POST-ITS para o preenchimento dos quadros, assim algo que seja futuro pode ser facilmente observado e editado, além de poder utilizar o seu CANVAS diversas vezes mesmo com alterações.

Clique aqui e veja modelos de CANVAS.

 

Banner conheça os planos do Rexco

Leave a Reply

Ganhe um dia gratuito no Rexco!

Preencha abaixo:
""
1
Nome
Telefone
Data de preferência
Previous
Next