Dicas

E-mail Marketing

By 20 de agosto de 2019 No Comments

E-MAIL MARKETING: Conheça o que é e como utilizá-lo

O marketing tradicional, em alguns segmentos, está rapidamente perdendo espaço para o marketing digital, onde é possível ser assertivo em seu público alvo e obter resultados positivos com investimentos otimizados. Mas tudo isso ainda é novidade para muita gente, por isso nós da REX.CO vamos trazer algumas dicas de Marketing Digital para você usar no seu negócio, e hoje vamos falar sobre o E-mail Marketing.

O QUE É:

Talvez você já até saiba o que é um E-mail Marketing, inclusive a sua caixa de entrada (ou de spam) deve estar cheia deles. Sem muito mistério, eles são aqueles e-mails que recebemos com informações sobre algumas empresas, produtos, promoções.

O objetivo do E-mail Marketing é atingir as pessoas que se interessem pelo seu produto ou serviço. O ideal é que seja enviado somente para estas pessoas interessadas, evitando assim que o seu domínio seja negativado e seus futuros e-mails sejam colocados como spam.

Use esta estratégia para impactar as pessoas que já interagiram com você (ou sua empresa), se o seu negócio for um e-commerce uma boa dica para usar o e-mail marketing é para os usuários que abandonaram seus carrinhos de compras.

Você precisa saber qual linguagem vai utilizar para seus contatos que estejam nos diferentes níveis do seu funil de vendas, ou seja, para quem já é um cliente recorrente você pode usar uma linguagem. Mas com aquele contato que se cadastrou em sua loja mas ainda não fez nenhuma compra, poderá enviar um cupom de desconto para realizar a sua primeira compra naquele mesmo dia.

COMO CAPTAR OS CONTATOS:

Bom, antes de pensar em captar novos contatos é importante saber se você já tem alguma possível lista de contatos (leads). Se você já usa um sistema para o seu controle de vendas com cadastro de clientes. Possivelmente o e-mail seja um dos campos requeridos para o preenchimento deste cadastro. Portanto, você já pode começar a montar a sua lista de leads para trabalhar seus e-mails marketing.

Pode ser que você não use um sistema, mas tenha anotado em um caderno, agenda do celular ou no seu WhatsApp. Caso você ainda não faz esse tipo de captação de dados no momento da venda você precisa mudar isto agora!

Seja sutil no momento de solicitar os dados do seu cliente no momento da venda de balcão por exemplo, avise-o que você costuma fazer algumas ações como promoções e se ele gostaria de ser avisado sobre estas ações. Possivelmente o seu cliente dirá que sim e cederá todos os dados que você perguntar.

Fazer esse trabalho de captar os dados de pessoas que já são seus clientes classifica como uma lista de fundo de funil. Ou seja, são pessoas que já conhecem quem você é, já sabem da qualidade dos seus produtos ou serviços. Então, a chance de impactar estas pessoas tende a ser maior.

Agora que você já sabe que pode usar uma lista de um banco de dados que já tenha. E, como captar leads no seu ponto físico. Vamos te explicar como captar leads através do marketing digital.

ESTRATÉGIAS:

É necessário pensar numa estratégia com fundamento e que dê algo em troca dos dados do seu lead. As pessoas não costumam preencher formulários com seus dados sem que ganhem algo em troca. Portanto pense em algo que possa ser relevante e interessante para o seu público. Um cupom, algum conhecimento, algo que seja mais restrito, etc. Crie formulários para que os visitantes precisem preencher com os dados que você acha relevante ter. E, restrinja o seu “prêmio” somente para quem o preencher. Uma boa dica é solicitar data de aniversário ou nascimento. Assim você pode impactar seu lead no dia do seu aniversário e até mesmo presenteá-lo.

Além dos formulários, você pode utilizar de outras formas para captar estes leads. Como Pop Up’s em seu site e Newsletter. Caso você não tenha conhecimento para criar formulários, fazer alterações em seu site e definir estas estratégias, pense em solicitar ajuda a alguma empresa qualificada para isto.

COMO FAZER O E-MAIL MARKETING:

Agora que você já sabe como conseguir captar os leads em diversos cenários. É preciso saber como utilizá-los da melhor forma possível. Primeiramente, saiba que é necessário um sistema de Mailing. Isto é, uma plataforma para o envio de e-mails em massa. Geralmente estas plataformas já oferecem um serviço mais completo. Ajudando na automação das estratégias, criação de Landing Pages, formulários, e do próprio E-mail Marketing.

Trouxemos algumas plataformas para você pesquisar e conhecer mais:

Resultados Digitais

Leadlovers

E-goi

Mailchimp

Agora que você já sabe o que é e como fazer o e-mail marketing, está na hora de colocar em prática. Defina as suas estratégias e comece a impactar mais pessoas.

 

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