fbpx
Dicas

Técnica Pomodoro

By 5 de julho de 2019 No Comments

POMODORO: CONHEÇA A TÉCNICA QUE AJUDA VOCÊ A PRODUZIR MAIS

Em algum momento você já chegou ao final do dia com a sensação de que precisava de 2 horas a mais para dar conta de terminar algumas tarefas? Pois é, e você não está sozinho(a).

Com as nossas correrias diárias e projeções futuras temos a sensação de que o tempo voou e já estamos no final de mais um dia com algumas tarefas pendentes. Hoje vamos falar sobre uma técnica que ajuda no gerenciamento do seu tempo, fazendo você produzir mais e melhor.

O QUE É A TÉCNICA POMODORO?

Francesco Cirillo, um italiano que, no final dos anos 80, procurava uma maneira de melhorar sua produtividade nos estudos da faculdade, desenvolveu a técnica pomodoro.

Esta técnica tem como seu símbolo um tomate (pomodoro em italiano), e o timer que Francesco utilizou tinha o formato desta fruta, o que o sugeriu este nome.

Este timer, o tomate, girava durante um tempo de 25 minutos, emitindo um forte barulho no final desta contagem. Durante estes 25 minutos, Francesco se concentrava 100% em suas tarefas, aumentando a eficiência dos seus estudos.

Somente em 1992 Francesco divulgou sua técnica para o mundo, isto é, uma técnica muito recente.

COMO POSSO UTILIZAR A TÉCNICA POMODORO EM MINHAS TAREFAS?

Bom, inicialmente você deve saber de que dentro destes 25 minutos de pomodoro você não deve se distrair com nada.

Você deve manter-se focado(a) 100% em suas tarefas.

Portanto, se você está isolado em um cômodo, apenas deixe de lado qualquer aparelho que pode tirar sua atenção.

Não deixe que as redes sociais, e-mails e outros assuntos interrompam você. Mantenha-se concentrado(a) em sua tarefa e deixe para atender outros assuntos ao final dos 25 minutos de pomodoro.

Caso você esteja em uma sala com mais pessoas como em um escritório por exemplo, combine algo com seus colegas para que eles possam identificar que você está em pomodoro. Você pode simplesmente avisá-los por sinais, avisos verbais ou até mesmo algumas atitudes como colocar um fone de ouvido.

COMO FUNCIONA O POMODORO?

Antes de ativar o seu timer, faça uma lista de tarefas a serem concluídas dentro de um período ou até mesmo dentro do seu dia. Após, divida-as em blocos de concentração, isto é, blocos de pomodoros.

Quando estiver em um pomodoro, mantenha-se sempre focado(a) naquelas tarefas daquele bloco. E, ao final de cada bloco, defina as tarefas que foram concluídas e as que ainda ficaram pendentes.

Faça um breve intervalo de 5 minutos e use este tempo para descansar a mente. Mas na sequência, retorne para mais um bloco de pomodoro.

A cada quatro pomodoros, faça um intervalo maior entre 15 a 30 minutos. Pois, estes intervalos são importantes para oxigenar o seu cérebro, aumentando assim a sua agilidade mental.

DICA DA REXCO

Não necessariamente você precisa de um timer em formato de tomate para fazer um pomodoro (embora ache que seria uma graça :P). Mas, você pode utilizar qualquer timer ou então aproveitar os diversos aplicativos para Android e iOS que estão disponíveis gratuitamente.

CONHEÇA A REXCO

Já pensou em colocar em prática a técnica de pomodoro em um coworking?

Você estará em um ambiente totalmente equipado e estruturado, com empresas de diversos segmentos instaladas que geram a oportunidade de networking.

Tenha um ambiente apropriado para os seus estudos, reuniões e treinamentos. Além de ter a opção de mesas e salas privativas, você pode escolher um espaço para atender seus clientes de acordo com o seu cronograma.

Leave a Reply

Ganhe um dia gratuito no Rexco!

Preencha abaixo:
""
1
Nome
Telefone
Data de preferência
Previous
Next