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Transmissão Ao Vivo: Aprenda a Fazer Uma Live em 4 Passos

By 5 de junho de 2020 No Comments

Imagem de destaque artigo sobre transmissão ao vivo - Rexco Coworking

 

Talvez fazer uma transmissão ao vivo, ou live como muitos chamam, seja o que está faltando para engajar seu público. Já falamos aqui em nosso blog num outro momento sobre a tendência do vídeo marketing para este ano, e com toda esta situação de isolamento social em que vivemos, as lives ganharam destaque principalmente no setor de eventos.

Muitas pessoas imaginam que fazer uma transmissão ao vivo seja algo mega complicado, cheio de aparelhos eletrônicos e uma produção cinematográfica, mas na prática o que mais trava estas pessoas de fazerem suas lives é a coragem. Sendo assim, criamos um passo a passo para te ajudar a se preparar para sua transmissão ao vivo.

 

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1 – PAUTA

Antes de qualquer coisa você precisa planejar o que você vai abordar em sua transmissão. Precisa definir quais serão os temas, quais seus objetivos e o tempo que destinará a cada conteúdo abordado. Sem este planejamento sua live ficará sem rumo e são grandes as chances de você se perder na linha de raciocínio.

Você pode separar sua pauta por blocos, veja no exemplo abaixo:

  • Bloco 1 – Boas vindas (4 minutos)

– Iniciar a transmissão com a música X (música de introdução); 30 seg
– Após 30 segundos iniciar a live dando as boas vindas à todos; 1 min
– Agradecer os apoiadores X, Y e Z (nomes de parceiros do seu negócio); 2 min – Pedir para que compartilhem a live com amigos. 30 seg

  • Bloco 2 – Assunto A (primeiro assunto abordado – 8 minutos)

– Iniciar o assunto A falando sobre o problema X; 2 min
– Dar o exemplo Y como resolução do problema X; 2 min – Citar o parceiro B como solução do problema X; 2 min – Pedir participação dos espectadores no chat; 1 min
– Considerações finais sobre o assunto A. 1 min

Com sua pauta em mãos você saberá em qual posição está e qual será a posição a seguir, fazendo com que mantenha sua linha de raciocínio e diminuindo as margens de erro.

 

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2 – EQUIPAMENTOS

Não se apegue ao perfeccionismo, mas também não se apegue ao amadorismo. Dizemos isso para que você não use da objeção de não ter uma câmera profissional como desculpa para não fazer sua live mas também para alertar que algo com qualidade ruim também não vai virar.

Atualmente os smartphones possuem câmeras com qualidade 4k capazes de fornecer uma ótima qualidade de imagem. E olha que estamos falando de smartphones comuns no mercado atual, isto é, nada de aparelhos com valores estrondosos. Além da qualidade de imagem, a sua live deve ter uma boa qualidade de áudio para que as pessoas possam receber as informações com clareza. Para isso recomendamos microfones de lapela dos quais você pode acoplar à sua roupa. Preste atenção para ruídos no seu ambiente como pets, portas abrindo e fechando, pessoas conversando alto, outros aparelhos ligados, ou até mesmo o eco.

Certifique-se que a iluminação está favorável, para isso existem excelentes soluções caseiras e baratas em diversas ideias demonstradas em vídeos no YouTube, basta pesquisar.

Por último, mas não menos importante, você precisa de um apoio para que o seu aparelho fique estabilizado durante a transmissão. Você pode usar um tripé ou também pesquisar por soluções caseiras na internet.

 

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3 – PLATAFORMA

Canais para fazer sua transmissão ao vivo não faltam hoje em dia, algumas um pouco mais simples outras um pouco mais complicadas. O ideal é você escolher a plataforma que está mais acessível para seu público. Se você tem bastante seguidores no Instagram do seu negócio então o Instagram é um ótimo canal para começar suas transmissões.

As plataformas mais conhecidas para fazer lives são: Facebook, Instagram e YouTube. Dessas 3 plataformas, o YouTube é a que mais vai lhe pedir etapas de configurações. Ou seja, é a plataforma que será um pouco mais complexa para iniciar sua transmissão ao vivo. Já as demais, principalmente o Instagram, é super fácil e tranquilo de fazer sua live. Basta acessar o seu Story e deslizar a tela para chegar no menu “ao vivo”. Mas atenção ao limite de tempo no Instagram, suas lives poderão ter no máximo 60 minutos de duração até que seja derrubada pela plataforma.

 

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4 – DIVULGAÇÃO E ATRAÇÃO

Ninguém quer começar uma live e não ter espectadores, certo? Portanto evite fazer programações de última hora. Programe seu “evento” com antecedência e divulgue em seus canais de comunicação. Uma boa dica para alavancar o número de espectadores é chamar convidados para participarem das suas transmissões. Por exemplo: se o assunto abordado é sobre publicidade, convide aquele seu amigo/parceiro de negócios que trabalha com marketing e combine sua participação.

Uma vez que uma segunda pessoa participa da sua live no Instagram por exemplo, além dos seus seguidores, os seguidores desta segunda pessoa também receberão a notificação do início da transmissão. Ou seja, aumenta as chances de adquirir novos espectadores.

 

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DICA BÔNUS

Conexão com a internet! Ter uma boa conexão é essencial para fazer uma transmissão, e quanto mais espectadores mais qualidade será exigida.

 

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